quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dezembro em livros

Post-Mortem - Patricia D. Cornwell

Se eu fosse selecionar o gênero que mais li até hoje, com certeza o gênero policial estaria em primeiro lugar. Embora alguns considerem uma literatura menor, acho-a tão complexa como qualquer outra narrativa. Portanto, é sempre bom descobrir ótimos autores que conseguem manter um bom clima e uma ótima história.
Nesse livro, conhecemos a médica-legista Dr. Kay Scarpetta, nova em seu cargo e obrigada a investigar uma série de assassinatos iguais, sempre com mulheres. O maior ponto positivo da autora é que ela usa como ninguém os recursos atuais da medicina, da pesquisa forense, para realizar seu livro. E, mesmo com testes de DNA e afins, consegue criar uma boa trama. Sem falar da singular personagem principal, a Dr. Scarpetta, que apareceu em uma série de livros. Este é o primeiro deles.




Crepúsculo - Stephenie Meyer

De tempos em tempos, vejo a lista dos Best Sellers mais vendidos e escolho um para leitura. Foi assim com "O Código da Vinci" e, aproveitando a adaptação para o cinema de Crepúsculo, resolvi ler o Best Seller. Como a maioria dos livros mais vendidos, a narrativa não é prioridade. A história flui com bastante clareza, mas não há nenhum apuro mais técnico da linguagem. De fato, há muitas falhas e repetições gritantes em diversas descrições. A autora descreve os vampiros sempre com a pele marmórea, diversas vezes. Tantas, que parece não haver outra forma de descrevê-los. Maneirismos demais de quem não possui técnica.
A trama é lenta, a ação se concentra apenas no final. O que pode afastar alguns leitores, devido ao exagero da autora em empurrar a ação para o ato final que está distante de ser algo grandioso. Em comparação inevitável com o filme, o livro ganha pelas passagens narrativas que não podem ser transpassadas para a tela, mas ainda assim fica aquém de, até mesmo, um best-seller. Já que, verões atrás, ao menos, O Código Da Vinci divertida com ação e enigma do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário