segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Jogos do Poder

(Charlie Wilson's War, 2009) 
Diretor: Mike Nichols 
Atores: Julia Roberts, Tom Hanks, Philip Seymour Hoffman 

Sabem a velha história de que uma andorinha só não faz verão? Esqueçam. Pois foi preciso apenas um congressista do Texas, interessado na causa Afegã, com grandes contatos na Casa Branca para mudar o curso da história de uma guerra.

Essa é a premissa de Jogos do Poder, um filme político que nos mostra os bastidores dessa guerra, e de como o congressista Charlie Wilson conseguiu aos poucos dar vazão ao seu plano. Tirando do governo as verbas necessárias para ajudar o Afeganistão e mudar a história do país. Tudo isso acompanhado de muitos copos de whisky e um escândalo envolvendo cocaína.

Se a história real parece inacreditável, a produção por trás do filme trouxe uma equipe de primeira. O talentoso diretor Mike Nichols, que possuí uma carreira impecável como diretor. O roteirista Aaron Sorkin, famoso por séries de tv como The West Wing e, uma de minhas séries favoritas mas canceladas, Studio 60 On The Sunset Strip. E os atores Tom Hanks, Philip Seymour Hoffman - incríveis em seus papéis - e Julia Roberts.

O filme não obteve uma recepção muito boa, mas ainda assim é um grande filme. O destaque principal vai para o exercício de manipulação exercido por Charlie Wilson para conseguir tudo o que queria, mostrando as corruptelas do sistema americano, e causando aquela impressão de que, mesmo tudo ocorrendo por debaixo do panos, todos tinham ciência do que ocorria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário