segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Justiça a Qualquer Preço

(The Flock, 2007)
Diretor: Wai Keung Lau / Niels Mueller
Atores: Richard Gere, Claire Danes

Um suspense surpreendente, dirigido pelo diretor Andrew Lau, responsável pela trilogia original de Infernal Affairs, que deu origem ao filme Os Infiltrados de Scorsese. Apesar de sempre dar crédito para os filmes de Richard Gere, após muito tempo de seu lançamento que resolvi vê-lo, sem mesmo saber sua sinopse.

Embora o título brasileiro esboce um filme clichê do gênero, Justiça a Qualquer Preço consegue surpreender. Gere interpreta um funcionário publico responsável por procurar e vigiar pessoas que já foram fichadas (psicopatas, estupradores) e que podem ser um perigo em potencial para a sociedade. Com sua aponsentadoria chegando após anos de profissão exercida, sua personagem fica obcecada em resolver o caso de um desaparecimento de uma garota.

A trama foge do comum do gênero, se aprofundando na perversão e no lado devasso de cada ser humano. Questionando o que motiva cada um a cometer seus crimes e se, aquele que caça monstros, pode também se tornar um deles.

Apesar da direção acelerada e repleto de cortes ao estilo moderno, o filme não perde sua narrativa, sendo denso e pesado até o final. É um daqueles filmes chocantes que não poderiam, mas nos fazem pensar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário