segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Força Aérea Um


(Air Force One, 1997) 
Diretor: Wolfgang Petersen 
Elenco: Harrison Ford, Glenn Close, William H. Macy, Gary Oldman


Dentro do imaculado sonho americano, um presidente forte, que proteja a nação a todo custo, é uma das imagens projetadas pelos americanos. Nada mais natural que nessa produção de ação, o próprio presidente coloque em prova suas capacidades de defender a nação e a si mesmo, em um estilo durão, durante um ataque terrorista em seu avião presidencial.

Com a inventiva e quase impossível premissa, Wolfgang Petersen – que vem denegrindo sua carreira de bom início – apresenta um filme de ação eficiente que não decepciona nesse quesito, levando sempre em consideração que é necessário esquecer todo o resto.

Rever Harrison Ford como astro de ação, antes de seu afastamento das telas e antes de uma sequência de filmes ruins é um conforto aos olhos. Mesmo que o ator esteja propositadamente canastrão como o ex-presidente militar, somente sua presença aumenta o fôlego da ação.

A história, que se passa a maior parte dentro do avião presidencial, se torna um jogo de gato e rato entre o chefe da nação e um russo interpretado por Gary Oldman que por algum motivo excuso deseja destruir os Estados Unidos, país que o presidente lutará literalmente com os punhos para defender.

Normalmente lembrado pela televisão, Força Aerea Um é descerebrado, sem dúvida, mas por uma certa originalidade na trama se tornou um filme marcante na década de noventa. Ganharia um pouco mais destaque por se tornar um dos últimos bons filmes de Ford antes de seu afastamento temporário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário