terça-feira, 23 de junho de 2009

A Semana em Filmes (14 a 20 de Junho)

Kinsey - Vamos Falar de Sexo (Kinsey)

Dir. Bill Condon


Muitos desconhecem a importância de Alfred Kinsey na história. Sem ele, o conhecimento que temos hoje a respeito da sexualidade seria quase nulo. Foi Kinsey que, em uma sociedade patética que escondia seus prazeres, se entregou completamente para estudar um dos assuntos mais delicados e controversos de nossa humanidade.
Mapeando e analisando a sexualidade humana, Kinsey foi capaz de criar dados precisos sobre a concepção dos prazeres, estímulos, e também fazer uma pesquisa sobre o homem e a mulher da sua época. Portanto, me impressiona que hoje suas obras mais importantes ainda não tenham referencia em nosso país. Ao menos essa boa produção, do mesmo diretor de Deuses e Monstros, conta um linhas gerais a história dessa polemica figura.
O pesquisador foi acusado muita vezes de manipular seus resultados e até hoje é considerado o homem mais bem sucedido nas pesquisas nesse campo duvidoso. Sem dúvida ele merece seus méritos, apesar de assumir que algumas falhas de suas pesquisas são visíveis.
A produção do filme narra os aspectos gerais de sua vida, até seu profundo estudo sobre a sexualidade, passando por diversas fases da sua vida e, cada vez mais, chocando uma sociedade americana estúpida, não preparada para uma conversa franca e científica sobre a sexualidade.
A história apresentada é bem honesta, não apenas mostrando o brilhantismo de Kinsey como sua falhas, não só como cientista como marido e pai, e como seu trabalho gigante cegava-o a respeito de muito que o cercava. De qualquer forma, seu brilhantismo cientifico perante o assunto é referência até hoje. Lamento apenas que, para ler seus trabalhos, tenhamos que recorrer aos originais. Ao que me consta, as edições de sua obra no Brasil foram lançadas há mais de quarenta anos no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário