quarta-feira, 19 de agosto de 2009

In Treatment - Em Terapia, Segunda Temporada

A excelência de uma inovadora série que preza o diálogo

Mais de uma vez, já foi dito nesse blog que o canal pago HBO é responsável por grandes séries que saem no mercado americano. Por conta de possuir muitos assinantes, dinheiro em caixa, o canal, não só realiza produções de alto custo, como consegue sempre trazer inovações a um mundo já enriquecido nos últimos tempos como os dos seriados.

Baseada em uma série israelense, In Treatment , no Brasil, Em Terapia, mostra o cotidiano, de segunda a quinta, de quatro pacientes do terapeuta Paul Walker. Durante a série, assistimos sua sessões de terapia como testemunhas oculares e, algumas vezes, somos convidados para conhecer um pouco mais sobre o outro lado do divã, e saber o que se passa na vida do próprio analista, quando Paul visita sua mentora e terapeuta, Gina.
Com um roteiro bem elaborado, assinado por Rodrigo Garcia – filho do famoso escritor Gabriel Garcia Márquez – a série concentra-se apenas na ação que se passa no consultório. Dando-nos a mesma sensação do analista que, a cada semana, recebe seu paciente e tenta trabalhar, sempre de maneira gradual, os problemas que surgem durante o diálogo.
A série tem como personagem central o terapeuta Paul Walker, magistralmente interpretado por Gabriel Byrne. Talentoso e capaz de mostrar todas as minúcias expressivas de sua fala e também esconder ou demonstrar quando a vida do terapeuta está mais pesada que a conversa do divã.
Como em uma terapia, onde algumas sessões são mais produtivas que outras, há semanas em que um personagem se destaca mais que outro. Assim, é difícil escolher um ponto alto entre as personagens. Conforme descobrimos suas histórias os pontos altos e baixos se formam, tecendo uma teia de informações que se expande a cada episódio. Não estranhe se, em certo momento, você tentar acompanhar o raciocínio das cenas, tentando adivinhar os comentários do analista Paul.
A série fez o ator Gabriel Byrne levar o Globo de Ouro de Melhor Ator em série dramática, bem como para a atriz Diane West (Gina). O ator também concorre ao Emmy desse ano na mesma categoria.
A segunda temporada de Em Terapia está no ar na HBO. Ainda não há previsão para o lançamento do dvd da primeira temporada aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário