segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Semana em Filmes (09 a 15 de Agosto)

Colheita Maldita (Children Of The Corn)

Dir. Fritz Kiersch


Quem conhece e admira a narrativa de Stephen King, reconhece uma adaptação cinematográfica de sua obra logo no inicio. Sua ambientação é bem característica, bem como a escolha de não poupar nada para tentar causar horror no leitor.
Infelizmente, poucas de suas obras foram adaptadas com louvor para as telas. Ainda que essa seja considerada uma boa adaptação pelas minhas pesquisas, não consegui encontrar no filme um bom motivo para que fosse considerado genuinamente bom.
A começar pela obra adaptada, o conto As crianças do milharal, de apenas 30 páginas que, em um filme de 90 minutos, deve de ser dilatado e ganhar novas personagens para se sustentar. Evidente que nesse ponto, a boa tensão que King pode causar se perde.
A trama foca-se em uma cidadezinha – um ponto comum na obra do autor – chamada Gatlin, onde dois desconhecidos são obrigados a parar por ventura. A cidade parece abandonada, exceto por um grupo de garotos e de um líder de uma seita que obrigou, 3 anos antes, as crianças a matarem seus pais.
A situação aterrorizante é uma boa premissa, mas a execução chega a falhar. A produção é de 1984 e o tempo a envelheceu um tanto quanto mal. Ainda que o líder da seita, Isaac, continue assustador e bizarro.
A trama de Colheita Maldita gerou diversas continuações, se não me engano seis até agora, o que confirma o potencial da trama. Mas, é de se imaginar, que todas elas fazem parte das tais produções B de filmes de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário