domingo, 18 de outubro de 2009

Hã?! de Diogo Portugal


São poucas as peças teatrais que ganham destaque no circuito São Paulo – Rio de Janeiro que conseguem realizar uma turnê pelo país e passar por cidades do interior. Normalmente, por serem grandes produções, cabe ao público de outras cidades se locomover até as capitais para assisti-las.

No interior (no meu caso, o de São Paulo), a produção teatral foca-se em grupos menores, que realizam expetáculos conhecidos e, as vezes, recebem grupos de outras cidades com produções próprias. Mas a divulgação é tão pequena, que perdemos boas e pequenas peças.

Em benefício ao teatro, e também ao humor, a crescente onda dos stand up comedy é um fator bem positivo para desempoeirar alguns teatros do interior que há tempos não recebiam tanto público.

Aos fãs da comédia, é um prato cheio assistir ao vivo os humoristas que, normalmente, são conhecidos inicialmente por trechos de seu trabalho publicados na internet, em sites como You Tube, funcionando como um grande chamariz para quem vai ao teatro conferir depois o espetáculo na íntegra.

Um comediante de stand up, a conhecida comédia de cara limpa, é um benefício para todos os lados. Ao público, que conhece uma geração talentosa de humoristas, vindo de diversos lugares do país; as equipes que trazem o humorista, pela praticidade de contar apenas com uma pessoa em cena e não precisar de nada além de um banquinho, um microfone e uma garrafa d´agua, sem contar que realizar um espetáculo extra quando o primeiro esgota seus ingressos, depende apenas do fôlego do humorista. Que também se beneficia por, não só contar para uma platéria variada suas piadas, como ser recomendado pelo público presente como um bom humorista, ocasionando inevitáveis visitas ao You Tube e ganhando novos fãs.

A prova do bom momento para os humoristas é comprovada ao dizer que o stand up Hã!? do curitibano Diogo Portugal foi o quinto show de humor stand up que assisti esse ano, somente na cidade de Bauru, e o oitavo em uma somatória total.

A exposição desse número serve para validar que, não só o público está marcando presença nos shows de humor, como também mostrar a versatilidade de cada humorista, que se, as vezes, trafegam por pontos comum, sempre tem um estilo próprio.

O espetáculo de Diogo Portugal segue a linha mais escrachada do humor, aquele que não faz mesuras, nem tem modos para se pronunciar. O rebaixamento é inevitável para produzir piadas que as vezes tocam o humor negro, mas que são deliciosamente engraçadas.

Diogo inicia seu espetáculo aos poucos, como quem testa a audiência da noite. Faz uma pequena introdução de si mesmo, e algumas piadas colocadas. Basta alguns minutos de sua presença no palco, para conquistar, se não toda, boa parte do público. É, então, que puxa o primeiro gancho, falando de si mesmo e seus quarenta anos, que dispara seu arsenal pesado de piadas sobre a vida, o envelhecimento e outros problemas dos homens de quarenta, com uma dose alta de sacarmos e muito humor. Boa parte de seu show está focada em si mesmo.

Ainda que todo comediante siga um roteiro pré estabelecido de piadas, é nas falhas e nas imprevisibilidades da noite que notam-se o domínio do palco e a capacidade de sair-se bem de situações. Os erros são uma prova de fogo para os humoristas.

Em uma falha no microfone, Portugal comprova seu domínio no palco e, enquanto aguardava a demorada produção a lhe trazer outro microfone, rapidamente improvisou uma conversa com o público, perguntando a cidade de cada um da platéia e pontuando piadas entre suas respostas, sem roteiro ensaiado.

Bom recurso utilizado pelo humorista também é de orientar-se sobre pontos e fatos conhecidos na cidade antes de show. Assim, colocando o público bem no centro da sua piada e favorecendo ainda mais o riso quando menciona diretamente aquilo que, diariamente, é conhecido por eles.

Seu espetáculo também inova em seu final, diferente dos stand ups que já vi que sempre terminam com uma piada de arranque, que provoca o riso no final como um estouro. Diogo canta uma música, criada, de acordo com ele, para ajudar aquele amigo que ainda não sabe que é gay a sair do armário. Com violão e voz, ironizando as bobas canções pop, o humorista canta e faz pausas na melodia para apimentar a canção com mais humor, dando um belo final para seu ótimo espetáculo.

Atualmente, Diogo Portugal está apresentando uma temporada de seu projeto Senta Pra Rir em São Paulo, no teatro Raul Cortez, todas as quintas-feira, a partir da 21h30. Além de suas apresentações, o espetáculo conta com convidados a cada semana. É uma oportunidade para os paulistas conhecerem seu trabalho se ainda não conhecem.


Diogo Portugal em seu show em Bauru, dia 10 de Outubro, as 20h, no final da sessão. Este que vos fala está em algum lugar lá atrás, no centro, com uma camiseta listrada. Mas ninguém além dele próprio, conseguiu se distinguir na foto.


Um comentário:

  1. Adorei o post, é sempre bom divulgar a galerinha do maravilhoso mundo do stand up! Sou mega fã de tds eles e tb sofro morando no interior, já q aqui td demora mto mais p aparecer!rs
    O Diogo deve ser mtooo bom, queria msm era ir no Risorama em Curitiba qq ano!

    PS: acho q eu te achei na foto!rs

    ResponderExcluir