sábado, 3 de outubro de 2009

Preliminar - Tarantino e Michael Jackson



Bastardos Inglórios

A produção de Bastardos Inglórios é quase lendária. Quentin Tarantino, por diversas vezes em sua carreira, comentou sobre um roteiro que satirazava a Guerra. Mas, por não avançar na concepção do roteiro foi deixando-o de lado. Produziu a dupla Kill Bill, tentou inovar com o amigo Robert Rodriguez em Grindhouse, uma produção que unia dois meia-metragens, que foi pessimamente recebido. Pouco tempo depois, Tarantino anunciava que o roteiro de anos estava pronto e que uma nova produção iria começar.
Sua filmografia, curta, coesa, possuidora de um talento e estilo inconfundível fala por si só. Não só lhe rendeu prêmios como admiradores, como diversos diretores menores que copiaram sua marca. Nos grandes entreatos de suas produções, é possível assistir em outros filmes diversas cópias do estilo tarantinesco de filmar. Infelizmente, esse é o preço pela inovação. Onde poucos adaptam um novo estilo e são capazes de inserir seu próprio.
É de se imaginar que a falta de sucesso de Grindhouse tenha espantado até mesmo seus criadores. Parecia um projeto impossível de dar errado. Mas deu e, aparentemente, ambos seguiram seu caminho. Rodriguez dirigiu um novo filme infanto-juvenil e Tarantino aprensentou seus bastados.
A produção vem bem alardeada, tem Brad Pitt no elenco central, uma boa arrecadação por onde tem estreiado. Portanto confirma que Tarantino ainda é um mestre e que cópias baratas não chegam aos seus pés.
O diretor acompanhou diversas estréias mundiais do filme, tinha confirmado presença no Brasil, mas desistiu, alegando cansaço.

Bastardos Inglórios estréia dia 09 de Outubro no Brasil. Até lá assistirei a filmografia de Tarantino para, junto com a crítica do filme, publicar um Panorama de toda sua obra.





Michael Jackson´s This is It


Michael Jackson é, por si só, um rei grandioso. Sua majestade é tamanha que, mesmo saindo de cena antecipadamente, não realizando os seus shows dito derradeiros, o público poderá assistir tudo que se passou nos ensaios dessa mega produção.
Muito mais que a sensação de ser um documentário que busca apenas uma farta bilheteria, This Is It conseguirá um feito que todos os seus shows não conseguiriam. Deixar acessível o sonho de ver Michael Jackson no palco depois de diversos anos fora deles. Sonho que seria de poucos que pagaram ingressos caros para assisti-lo ao vivo.
O documentário dirigido pelo High School Kenny Ortega é, além disso, um marco. A despedida de um show que ficou na memória por não ter acontecido mas que aqui mostra o esforço final de um astro.
A qualidade do documentário é independente. Sua bilheteria será um sucesso. Tanto que os ingressos, até mesmo no Brasil, já estão sendo vendidos. Ingressos antecipados em um mês para assistir o legado do Rei do Pop. Até pós Michael Jackson, sua persona continua sendo um imenso furacão.
O trailer de This is It é fabuloso. Mostra o astro em boa forma nos palcos e mostra algumas cenas de bastidores. Espero que os número musicais filmados na íntegra, seja mostrado assim. É o que todos desejam, ver que o Jacko de hoje ainda sabia brilhar.
A equação para o sucesso dessa produção nunca foi tão fácil. Basta não cair no senso comum dos documentários, que mostram depoimentos demais e cortam cenas para isso e mostra aquilo que o público que ver, Michael de corpo, alma e voz. Assim, além de um bom sucesso, teremos uma bela despedida. Ainda que Michael nunca tenha subido nos palcos de Londres, todos estarão lá com ele, em definitivo. É isso.


Michael Jackson´s This Is It estreia em 30 de Outubro. Alguns cinemas já estão vendendo os ingressos, fique de olho para não perder. De acordo com a distribuidora, a Sony, o filme fica apenas duas semanas em cartaz. Mas dúvido que a produtora negará estender a exibição para lucrar mais com o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário