sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

[Resenha] House M.D., 6a temporada (06x11, The Down Low)





The Down Low (06x11)

Data de exibição: 11/01/10

O Que Dr. House Diria?


"Mas somos médicos o tempo todo. É tão chato."

"Na terra sem diversão, você tem um ótimo pedaço de terra."

"Idiota mentiroso soa mais natural para mim."










ATENÇÃO: PARA MELHOR ANÁLISE DO EPISÓDIO, ALGUMAS PARTES DO ENREDO SERÃO CONTADAS DURANTE O TEXTO (OS CONHECIDOS SPOILERS). PORTANTO PARA SUA SEGURANÇA, SE NÃO QUISER SABER NADA A RESPEITO, PARE DE LER O TEXTO AGORA. MAS RETORNE APÓS TER ASSISTIDO O EPISÓDIO, POR FAVOR.


Depois do costumeiro recesso de final de ano das séries americanas, que no caso de House, por um interessante movimento, não se importou em realizar um episódio de Natal, as reestréias estão começando durante as próximas semanas em todos os canais.

Quem acompanha a série semanalmente pode sofrer com a demora de um episódio a outro. Particularmente, não acho essa pausa favorável, e prefiro séries que vão do começo ao fim, como as meia temporadas do canal Showtime, ou a série 24 Horas que entra na programação em janeiro para evitar recessos.

Tais pausas perdem a dinamicidade da série, e há casos de que mais de um episódio é necessário para que ela volte aos eixos. The Down Low tem a missão de retomar a ambientação e a dinâmica da temporada, que cessou em ótimo momento em um episódio focado em Wilson.

O retorno à televisão é bastante satisfatório. Já é notório que nessa temporada o enfoque esteja mais nas personagens que integram o universo da série do que os casos apresentados a cada semana. Dessa maneira, há bastante desenvoltura em todas as cenas envolvendo a equipe bem como um Gregory House iluminado por sua ironias e sarcasmos – a cena imitando Jack Bauer é hilária - além de sua amizade com James Wilson, que desencadeia um dos melhores momentos.

O caso de um traficante de drogas que, inicialmente, tem problemas com barulhos agudos, se integra bem com a trama, e traz um equilíbrio ideal para o episódio, mesmo que fique explícito o enfoque nas personagens centrais.

A atitude é bastante positiva, ainda mais em um episódio que marca o retorno da série a televisão. Pois marca, com bastante precisão, toda as nuances das personagens centrais e deixa explícito ao público por quê a série é tão assistida e aclamada.

A equipe de diagnóstico desenvolve uma brincadeira entre si para tentar derrubar o egocentrismo de Foreman e, assim, percebemos o entrosamento da equipe definitiva. Tal ação não deixa a equipe estagnada como muito vinha ocorrendo.

Mas sem sombra de dúvida a seqüência mais interessante e divertida é o embuste criado por House para que Wilson não consiga conquistar sua nova vizinha. Transformando os melhores amigos em um casal gay, a série não só brinca com diversas teorias absurdas existentes sobre o relacionamento dos amigos, como dá margem para que ambos usem suas melhores armas para o duelo. House, em uma das melhores cenas, todo afeminado recebendo um quadro em sua casa e Wilson, dando o troco e declarando seu amor e pedindo-o em casamento, em um restaurante enquanto o médico jantava com a vizinha.

A ação confirma de maneira divertida a bela amizade da dupla e, com tom cômico, demonstra que não só House, como Wilson estão afiados em suas brincadeiras. Em palavras gerais, que nenhuma das personagens, como parecia acontecer nessa temporada, perdeu sua vitalidade e personalidade. E que, agora reconstruído o time de diagnósticos, é possível imaginar que a série vá fluir muito bem até seu final.

The Down Low retoma de excelente maneira a série, com um enredo bem construído sobre o caso, que fica em segundo plano mas funciona, e com grande destaque para as ações cotidiana das personagens centrais. Há quem, com certeza, irá reclamar da ausência do amor de House por Cuddy nesse episódio, mas sem dúvida foi um belo retorno.




Um comentário:

  1. o ministério da saude adverte: se beber, não escreva resenhas para nao escrever dois paragrafos duas vezes.. eheheh deve ter curtido demais as ferias

    ResponderExcluir