quarta-feira, 10 de março de 2010

Revelations, Mini série

Mini série exagera nos apelos para sustentar argumento fraco

Transmitida pelo canal NBC a partir de abril de 2005, em apenas seis episódios, a mini série Revelations, situada nos dias de hoje, com temática religiosa, é um forçoso mar de pretensão.

Escrita por David Setlzer, autor dos livros que originaram a excelente trilogia A Profecia, Revelations acompanha um astrofísico (Bill Pulman), cuja filha foi assassinada por um satanista, e uma freira (Natascha McElhone) perita em estudar possíveis milagres e documenta-los. As personagens se unem quando, aparentemente, os escritos do livro do Apocalipse (que em inglês é comumente conhecido só como O Livro das Revelações ou Revelações) estão prestes a acontecer.

Tem-se, então, uma trama exageradamente forçada, em que seu roteirista pontua diversos trechos da bíblia com acontecimentos da série. Dando-nos a entender que, de fato, o fim está próximo.

Dessa maneira, em seis episódios mal formatados, a dupla corre a procura de pistas sobre o novo messias, ao mesmo tempo que é atacada pelos seguidores satanistas, caem em falsos mistérios, todo uma ação que em nenhum momento parece estarrecedora ou assustadora.

É perceptível que tais ações estão forçando seus argumentos. Assim como é de se imaginar que tal série fora encomendada para chamar atenção do público em uma época onde best-sellers estão trazendo mistérios que envolvem segredos da igreja, revelações escondidas, e outros ganchos que conquistam o público.

Se o argumento não resolve, imaginem a bela Natascha McElhone, que interpreta Karen, a sexy esposa de Hank Moody, em Californication, como uma freira devota que sabe diversos versículos na ponta da língua. Ou um pai cuja filha foi morta por um satanista, interpretado por Bill Pullman que possui pouquíssima capacidade dramática e cujo filme mais relevante seja Independence Day. Não é de esperar que o resultado seja qualidade.

Apesar disso a série registrou picos de 15 milhões de espectadores mas, honestamente, não sei a média de público no Estados Unidos para saber se é, de fato, bom sinal. De qualquer forma a Universal lançou a mini série em dvd. Portanto, se a encontrarem em alguma locadora, o aviso de que assistirão algo desequilibrado fica desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário