segunda-feira, 1 de março de 2010

A Semana Em Filmes: (21 a 27 de Fevereiro)


O Lobisomem (The Wolfman)

Dir. Joe Johnston



Da mesma maneira como A Múmia, único bom filme do diretor Stephen Sommers, O Lobisomem intenta trazer a tona um dos monstros clássicos da Universal que, em certo período de sua história, dedicou-se a realizar obras de terror para tais monstros mitológicos.
A produção desta releitura é bastante apurada. Traz no elenco Benicio Del Toro, como o irmão pródigo que, após anos ausente do seio familiar, volta para o velório do irmão. Por conta das circunstâncias sobre a morte do parente, o irmão decide investigar o ocorrido e se depara com uma lenda na cidade sobre um homem que se transforma em lobo.
Engana-se quem pensa que tal produção, bem como outras dedicadas a tais monstros, são realizadas para causar terror de sustos. Trata-se de uma trama que evoca uma maldição, um homem que a cada lua cheia transforma-se numa besta. Há muito mais psicologia dramática no enredo do que uma dedicação para sustos fáceis.
O lobisomem da trama é bem realizado. Durante a produção, diversos atrasos ocorreram por conta de sua finalização, até que, após o término das filmagens, reconvocaram atores para algumas cenas e deram o toque final na besta. A personagem é tanto animalesca em diversos momentos, quanto humana, deixando-a crível a medida do possível (afinal, levamos em conta uma transformação impossível de existir no plano real), As cenas de ação são realizadas com sucesso, mesmo quando, obviamente, são projetadas pelo computador.
Complementam tais fatores a boa fotografia da Inglaterra vitoriana, sempre escura e suja, e a presença de Anthony Hopkins e Hugo Weaving, atores sempre competentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário