domingo, 7 de março de 2010

Tudo o Que Você Pensa, Pense ao Contrário, Paul Arden


"É a maneira errada de pensar, mas a maneira certa de vencer.

Vamos começar com o pé direito tomando algumas decisões erradas.

Um Erro."





Autor: Paul Arden
Editora: Intrínseca
144 pag.

Tradução de Roberto Muggiati




Há uma época na vida de um leitor que as barreiras de estilos são quebradas. O gosto da leitura é tão ávido que se começa a devorar ficções, biografias, um ou outro livro técnico cuja informação deseja se conhecer melhor. Intrigante, também, é aquela estante malfadada da livraria, chamada de auto ajuda.

Sua conceitualização é um tanto quanto triste, pois reúne material feito com a intenção de dar orientações para o mais variado tipo de pessoas e indicações absurdas de como viver melhor com base em manuais. Em resumo, não vale nem mesmo o papel em que é impresso. Impressiona que seja tão vendido.

Nunca as pessoas tiveram tantas dúvidas sobre si a ponto de procurar apoio em palavras vendidas em senso comum. Conceitos que, as vezes, roubam raízes de doutrinas orientais mas que são diluídos ao máximo e perdem todo o seu significado original.

Intrigado por essa questão, da potência de vendas de um livro auto ajuda em proporção a sua qualidade, fiz a leitura de Tudo o Que Você Pensa, Pense ao Contrário de Paul Arden.

Desde sua capa a pretensão é ampla. Tem-se o nome do autor e o título de maior vendedor de livros do mundo, dando-nos a entender que seu nome seja bastante renomado.

A intenção de produzir esse livro, de acordo com a sinopse, fora a de apontar que, as vezes, escolhas erradas podem ter saídas benéficas e que tratar o erro como um simples engano é não observar e aprender sobre dificuldades.

Apenas por essas linhas, é de se imaginar que o conteúdo do livro se equilibre entre uma boa argumentação que apresente ao leitor que, mesmo quando se erra, é possível seguir em frente e levar algo positivo disso. Mesmo que usasse de uma linguagem leve, sem profundidade, mas que, ao menos, tivesse uma linha de raciocionio e narrativa.

Porém, não é isso que se vê. O livro é apenas um agrupamento de imagens e frases soltas em que o autor vai apresentando frases ou histórias curtas de pessoas conhecidas que, mesmo cometendo aquilo que seria um erro, tiveram sucesso. Eis então frase de escritores, diretores, pintores, fotografias famosas, um agrupamento aleatório que não chega a fazer muito sentido com a intenção inicial do livro.

Ainda que seja imaginável que a intenção do autor seja conquistar seu público com uma seleção de imagens e poucas palavras - no estilo livro infantil aprendendo a ler – é anômalo que tal livro seja considerado algo especial e ainda tenha altas vendas e, em sua contra capa, receba comentários de especialistas em negócios – já que tal livro é voltado também para o ramo - tecendo elogios dizendo de um especialista que afirma que se tivesse lido a obra em sua juventude, sua maneira de lidar com as adversidades teria sido completamente diferente. É possível pensar que tal afirmação, embebida de exagero, não surgiu ao acaso, mas sim mediante pagamento.

Tudo o Que Você Pensa, Pense ao Contrário é apenas um dos exemplos de um ramo da produção editoral que entristece. Por gerar palavras rasas de consumo fácil e, ainda assim, ser capaz de gerar milhões em lucros, já que muitos procuram a cura para seus problemas em bobagens como essa. Livros que não dão ao leitor a abertura do questionamento, da dúvida; mas sim já entregam respostas e estilos de vida prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário