quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dead Set, Série Completa

Espiadinha básica e degustação de vísceras

Histórias cujo tema central seja zumbis são capazes de dividir seu público. Há quem goste de zumbis e outros que não. Faço parte do primeiro grupo, fã de George Romero e das diversas reinvenções apresentadas durante esse tempo, como o bom Zombilandia.

Mais do que a velha história de que zumbis são um símbolo de uma sociedade não pensante, por si só são tipos divertidos. Um grupo que, comendo carne humana, espalha seu vírus, doença, bactéria, o que for, criando uma sensação de claustrofobia. Só há uma chance contra zumbi, ser devorado ou ser devorado.

Assim como outros seres superhumanos, como vampiros, zumbis sempre estiveram na moda. Mas ao contrário dos primeiros que conseguem recriações exageradas e chegam até a brilhar em certas ocasiões – ver Crepúsculo – histórias envolvendo os comedores de carne humana costumam mudar seu pano de fundo apenas.

Com esse conceito em mãos, o britânico Charlie Brooker teve uma idéia que merece crédito. Unir os sempre divertidos zumbis, também reflexo de uma sociedade oriunda de uma forma sem pensamento, com um programa de grande alcance global, conquistadora de público e muita audiência, tendo até mesmo uma versão de sucesso no Brasil: O Big Brother.

Dividido em cinco capítulos com meia hora cada (apenas o primeiro tem o dobro de tempo), Dead Set foi lançada em 2008 e reapresentada integralmente na noite do Halloween em 2009. Sua ação passa-se quase totalmente dentro do universo televisivo que produz o reality show.

Sem explicação, como a maioria das boas histórias de zumbis, os comedores de corpos começam a aparecer de repente, mordendo de maneira aleatória até criar uma epidemia. Entre mortos, feridos e fugitivos, o único refúgio seguro acaba sendo a casa mais vigiada da televisão. Aquela da espiadinha básica brasileira.

Misturando sanguinolência, vísceras ao quadrado e o humor britânico, a série cria um bom argumento inédito. Sua duração é o tempo necessário para que todas as reviravoltas zumbísticas ocorram: o medroso que abre a porta deixando mais zumbis entrar – e sendo assim devorado por um bando, os egoístas que só pensam em salvar a si próprio, os altruístas que acreditam, de fato, que o amigo mordido não virará um zumbi e todas aquelas características deliciosas que fazem uma história de zumbi se tornar nojenta e divertida.

Dead Set já estreou no Brasil, pelo canal Multishow em 2009, mas infelizmente ainda não saiu em dvd, não que a série não seja encontrada em um clique. Importante ressaltar que no início de cada episódio há um aviso dizendo que a série contém violência, sangue e é melhor se vista em uma tela plana, com um som bem alto, e no escuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário