domingo, 6 de junho de 2010

Receitas Para Dormir Bem, Dr. Eduard Estivill e Dra. Mirta Averbuch

"Embora dormir seja uma atividade que realizamos todos os dias e que ocupa um terço de nossa vida, a maioria das pessoas tem muitas dúvidas sobre o que é e como funciona o sono. [...] O sono é fundamental para conservar a saúde e a vitalidade do corpo e da mente. O tempo que permanecemos dormindo [...] não é uma pausa em que não acontece nada."

Autores: Dr. Eduard Estivill e Dra. Mirta Averbuch
Editora: WMF Martins Fontes

304 pag.

Tradução de Elza Maria Gasparotto






Dormir é um dos procedimentos naturais de nosso corpo, uma necessidade diária na qual o organismo se recompõe para o dia seguinte. Normalmente, nos preocupamos em o que fazer ao estarmos acordados, esquecendo que é devido a uma boa noite de sono que temos fôlego para um longo dia. A composição do sono, mesmo que pareça simples, é formada por detalhes. Minúcias que vem desde um bom ambiente escuro e sem barulho até mesmo a maneira como se deita na cama, de preferência, confortável.

Anunciado pelo título, Receitas Para Dormir Bem, dos doutores Eduard Estivill e Mirta Averbuch, tem o intuito de ser um bom livro com missão dupla. Um informativo para os que desejam saber mais sobre o ato de dormir, explicando seus procedimentos padrões, o funcionamento em cada ser humano e os problemas que um sono ruim pode causar. E também um guia de sugestões, com procedimentos para melhorar as horas de sono em cenários diversos, como barulho ou luz excessiva.

Cada capítulo desenvolve de maneira sucinta a explicação teórica específica, seguida de exemplificações, utilizando pacientes já tratados pelos médicos e sugestões de como colocar em prática ações que melhorarão o sono do leitor.

Apresentado no prefácio, a intenção dos autores é criar um manual de constante leitura. Um livro de cabeceira sobre o sono, lido sempre que necessário. Não só o bom equilibrio entre informação e sugestões, mas também a exposição de casos reais, dão funcionalidade ao livro, alcançando a intenção dos autores. O texto enxuto tem linguagem acessível, não exagera nos jargões médicos, tornando-se um bom material de leitura básica sobre o assunto.

A edição tem formato de bolso, própria para ser carregada e consultada quando necessário. Sendo ponto de partida para interessados e aqueles que buscam respostas básicas para suas dúvidas quanto ao próprio sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário