segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Semana em Filmes (04 a 10 de Julho)


Abismo do Medo (The Descent)

Dir. Neil Marshall


Filme que projetou o diretor Neil Marshall, como um dos possíveis bons diretores de terror no futuro, Abismo do Medo é um típico filme de medo no estilo lugar desconhecido e aterrorizante. Um grupo de amigas conhecidas por gostarem de aventuras radicais se reúnem para realizar uma exploração em uma caverna turística. Mas uma delas, Juno, por achar que a aventura seria fácil demais, escolhe uma caverna desconhecida, ainda sem nome, e logo as amigas descobriram que, ali, ninguém nunca saiu vivo.
Passando a procurar uma saída na desconhecida caverna, elas se deparam com criaturas estranhas que se esconde nas entranhas da caverna.
A produção foca-se na evolução de sua atmosfera. As atrizes, de fato, realizaram todas as cenas do filme, dando mais veracidade as cenas de agonia em que tentam atravessar os menores espaços em busca de salvação. Outro fator curioso da técnica de filmagem é que as cenas foram filmadas em sequencia. Realizando, assim, um susto mais verdadeiro quando as personagens encontram as tais criaturas vivas na caverna.
Ainda que seja um típico filme de terror, com um grupo entrando em um lugar onde não devia, a produção consegue se manter tanto na tensão quanto nos litros de sangue que jorram nos massacres.
A produção tem uma continuação que não tem a direção de Marshall, que dirigiu uma pérola apocalíptica – e ruim – chamada Doomsday – O Juízo Final.



Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (Dan In Real Life)

Dir. Peter Hedges


Quando uma produção não sai como esperado nas telas, normalmente é modificada quando é importada para outros países. Tentam, dessa maneira, um novo olhar sob a mesma produção, uma propaganda mais focalizada. Aspectos que muitas as vezes podem destruir uma boa idéia e afastar o público alvo.
Podemos prever tal acontecimento com Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada, comédia dramática com toques existenciais cujo título original é Dan In Real Life, Dan na Vida Real.
A mudança do título para uma enumeração, sugere uma comédia, dessas que um irmão rouba a namorada de outro. Até mesmo a frase do DVD, “O queridinho da família acaba de se apaixonar pela namorada do irmão!” é absurdamente equivocado, como se os seus publicitários não tivessem nem visto uma ponta do filme. Nem de longe Dan é o querido da família.
Interpretado pelo incrível Steve Carell, que consegue manter pelos olhos toda a tristeza de sua personagem, Dan está a margem de sua própria vida. Com três filhas cujo relacionamento está balançado e uma família que o enche de cobrança por ser aquele que, em suma, não possui talento algum. É apenas o escritor de uma coluna que dá nome ao filme no original.
Tudo parece se transformar quando, em uma livraria, Dan conhece Marie, interpretada por Juliette Binoche, que também dá o fôlego da comédia. É numa longa conversa que ambos parecem ter tido aquele ponto inicial de uma história, uma leve conexão. Algo que desaba quando Dan descobre que ela é, na verdade, a namorada de seu irmão. O que somaria mais um fracasso para sua vida.
A trama tenta de maneira sutil a desconstrução da vida de Dan para, aos poucos, sua personagem ir se ajustando. Mas cai no senso comum com uma família cheia que interpreta um esteriótipo cada um, a começar por suas filhas, uma louca por dirigir, uma mais nova mas já apaixonada por um garoto e a menorzinha, a única que lhe parece dar afeto de fato.
Uma história que poderia se tornar apenas mais uma comédia se a força de Carell em cena não fosse marcante e a personagem de Binoche não cativasse tanto quanto ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário