quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arquivo X, Oitava Temporada

ATENÇÃO: PARA MELHOR ANÁLISE DA TEMPORADA, ALGUMAS PARTES DO ENREDO SERÃO CONTADAS DURANTE O TEXTO (OS CONHECIDOS SPOILERS). PORTANTO PARA SUA SEGURANÇA, SE NÃO QUISER SABER NADA A RESPEITO, PARE DE LER O TEXTO AGORA. MAS RETORNE APÓS TER ASSISTIDO A TEMPORADA, POR FAVOR.

O recomeço que retoma um pouco das origens

Transformado por uma brusca transição na série, o oitavo ano de Arquivo-X marca a inevitável – porém, óbvia – decisão de seu ator principal, David Duchovny, assinar contrato para estrelar apenas metade dos episódios.

Após as brigas do ator com a Fox, atento a leve queda de qualidade e a procura de alçar vôo maiores – que, honestamente, não significaram nada já que o ator, durante a série, só esteve em Feitiço do Coração e Evolução – coube aos produtores e roteiristas se desenrolarem como possível para criar novos argumentos sem quebrar o ritmo da série, agora sem uma de suas personagens centrais.

Com Fox Mulder abduzido no último episódio da sétima temporada, uma grande busca a favor do agente é realidade pelo Bureau de investigações e entra em cena a nova personagem da série, John Doggett.

Interpretado pelo icônico exterminador do futuro, Robert Patrick alinha-se a um personagem mais tradicional. Um ex-militar que embora não acredite em um mundo sobrenatural, tem tanta disciplina em seu trabalho, que o conduz da melhor maneira possível.

Os episódios que abrem essa temporada, Por Dentro e Por Fora, mostram a busca encabeçada por ele para encontrar Mulder e as divergências de crença entre ele e Scully que, anos a frente dos Arquivos-X, sabe que existe um mundo invisível e inexplicável lá fora.

Doggett é um personagem sólido. Seu bom caráter logo gera simpatia no público. Com a ausência de Fox Mulder e, assim, sem uma excessiva trama de buscar a verdade, a série retoma seu formato inicial. Com dois agentes investigando casos que entram em conflito com a ciência e credulidade. A química do novo casal funciona e na primeira parte dessa temporada, tem-se bons episódios que lembram o estilo primordial.

Com Duchovny em apenas treze episódios, sua participação fica relegada a episódios em que lembranças são retomadas ou em casos anteriormente investigados por ele que agora voltam a tona. Mulder só voltará de fato no meio da temporada, nos episódios Isto Não Está Acontecendo e Morto Vivo.

Seu retorno, bem como a volta dos outros abduzidos na temporada passada, retomam a mitologia da série, até então parada. Com boa parte de sua história encerrada em anos anteriores, a colonização volta a pauta utilizando-se dos abduzidos como ligação para a dominação alienígena. Os abduzidos estariam voltando a Terra como supersoldados, que se tornariam uma raça escrava no futuro.

A volta de Fox Mulder cria um embate inimaginável pelos roteiristas, que não souberam conduzir com qualidade a relação que surgiria da tríade de agentes. Até este ponto, o público já tem alta simpatia por John Doggett, uma personagem cativante com personalidade diferente da apresentada por Mulder. E o embate gerado pelos dois agentes, Mulder desacreditando do novo parceiro de Scully e demonstrando ciúmes, mais faz com que o público o despreze do que sinta, novamente, o carisma pela personagem. Personagem que, episódios mais tarde, abandonaria definitivamente o público.

Tem-se a impressão, como na sétima temporada, que a série se prolongou demais. Poderia ter sido encerrada aqui, finalizada com um final feliz. Mas não foi o bastante.

Uma nova personagem foi introduzida, Monica Reyes, a parceira de confiança de Doggett. Pressupondo que, no estágio avançado da gravidez de Scully, uma substituta já estava selecionada. E foi o que, de fato, aconteceu na temporada seguinte.

A oitava temporada marcou-se também como a primeira a mudar sua abertura, realizando duas versões. Uma com os três atores no elenco e outra apenas com Gillian Anderson e Robert Patrick. Duas cenas se destacam na nova abertura: a imagem de Fox Mulder caindo, simbolizando o que ocorria de fato, a queda e o sumiço do próprio Duchovny e a cena dos olhos que encerram a abertura, como na original, com o adendo de que, dessa vez, os olhos são de Anderson.

Como esperado pelos fãs, após oito anos, um beijo verdadeiro acontece entre o casal e encerra, não só essa temporada, como a participação de Fox Mulder no universo da série – o ator só retornaria no último episódio para fechar as pontas da história.


Um comentário:

  1. Gostei do teu blog e linkei no meu.

    Retribui aeh, plz. =D

    http://bigbazzinga.blogspot.com/

    thks!

    ResponderExcluir