quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lulu Santos, Acústico Mtv II


Artista: Lulu Santos
Álbum: Acústico Mtv II
Gravadora: Universal
Ano: 2010

01. Tudo Mais
02. Papo Cabeça
03. Um Pro Outro
04. Dinossauros Do Rock
05. Vale De Lagrimas
06. Tudo Azul
07. Minha Vida
08. O Obvio
09. Adivinha O Que?
10. Brumario
11. Baby De Babylon
12. Ja E
13. Pra Voce Parar
14. Auto Estima


Há dez anos atrás, Lulu Santos realizou um belo cd duplo no projeto Acústico MTV. Apresentando novas canções, rebobinando diversos hits de sua carreira, o álbum se tornou um grande sucesso de vendas com 900 mil cópias vendidas, ganhando triplo de platina.

Seis álbuns e quatro coletâneas depois, o cantor retorna ao modelo desplugado para outro registro que da seqüência a sua carreira. Cansado do peso da guitarra, Lulu retorna a leveza do violão e produz canções com mais suavidade.

Acústico II é uma produção mais discreta. Não só concentra-se apenas em um disco (ao contrário do primeiro, duplo) como é realizado em uma época onde a marca dos acústicos não é mais tão visível. Deixando para trás a singularidade nítida que o evento teve anos atrás. De ser, muitas vezes, um salvador de carreira ou um show trabalhado com excelência por sua novidade sonora.

Com cd composto por catorze faixas e DVD com dezessete, o álbum, novamente, tenta perfilar os hits que o cantor realizou durante sua carreira. Porém, com vinte e três canções já cantadas anteriormente, sendo o sumo do sumo de sua produção, resta a essa seqüência alguns singles que ficaram de fora, uma canção inédita e releituras de músicas não tão conhecidas.

As três canções de abertura foram selecionadas em bom estilo. A inédita E Tudo Mais é coerente como início e resume de maneira sensível e com boa melodia a carreira longínqua de Lulu: Tudo o que eu sonhei / Está na minha frente / Tudo caminhando num processo longo de ser gente. Papo Cabeça, do álbum Honolu, de 1990, aumenta a pegada pop, característica do músico, e ainda complementa a apresentação das canções que estão por vir. Seguidas sem pausa de Um Pro Outro, sucesso sentimental de seu quarto álbum, Lulu.

Há pouco da lavra recente de composições: Vale de Lágrimas, Baby de Babylon, O Óbvio (canção do baixista Jorge Aílton), Já É e Auto-Estima. Sendo a primeira delas a melhor e a última, em apuração, encontrada somente na coletânea Perfil, de 2004.

Canções que não tiveram sucesso anteriormente não são, necessariamente, inferiores aos hits consagrados. Mas o segundo movimento do projeto acústico, ainda que audacioso pelo destaque a elas, se torna, em comparação, inferior ao primeiro, que perfilava uma boa sequência musical e, consequentemente, aquilo que se produziu de melhor no Brasil no pop / rock radiofônico.

Infelizmente, nem toda versão acústica tem seu charme a parte. Adivinha o Quê? cuja temática sexual é bastante forte, perde sua potência com versos cantados quase de maneira inteligível por Marina de La Riva. Se a versão hispânica acrescenta certo estilo sedutor à canção, a força erótica fica quase nula.

Melodicamente, o formato acústico não é mais inédito. Uma continuação dele, portanto, firma mais ainda a sensação de um mais do mesmo. Um álbum que deve ser ouvido como um desmembramento natural do primeiro mas que parece mais uma sequência de bis, após um excelente show, do que ele próprio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário