quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os Smurfs

(The Smurfs, 2011)
Diretor: Raja Gosnell
Elenco: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofia Vergara.


Necessita-se cuidado em dobro quando a escolha é adaptar uma história incorporando-a a novos elementos. deslocá-la de sua tradição pode gerar um resultado ruim e propiciar a rejeição do público.

Há mais de cinqüenta anos, Os Smurfs, criação do belga Peyo, tornou-se um estrondoso sucesso. As pequenas entidades azuis que cantarolam e prezam pela felicidade são reconhecidas por adultos e crianças em escala mundial. Sua recente popularidade em baixa incentivou os estúdios a promover uma produção que apresentasse as personagens a uma nova geração.

Parte da perda da popularidade dos Smurfs relaciona-se com a diferenciação entre personagens infantis antigas e as contemporâneas. Hoje desenhos são mais carregados de um humor mais agressivo. Deixando de lado o conteúdo inocente para outro que versa pela ironia.

A história do filme introduz as personagens na cidade de Nova York, destino acidental de um plano realizado por Gargamel. A cidade que nunca dorme é um bom pano de fundo para contrastar a pureza dos azuis com a frieza do mundo real. É na nossa realidade que, acidentalmente, o publicitário Patrick os encontra dentro de seus pertences. Duas histórias se entrelaçam, o publicitário que precisa fazer uma nova campanha para não perder o emprego e a eterna luta de Gargamel em destrui-los.

A nova aventura dos Smurfs dosa com cuidado a história moralista envolvendo as personagens de carne e osso e o conflito de realidades entre as personagens e o mundo real. Sem perder a própria tradição a trama consegue ser irônica quanto a própria fofura dos pequeninos.

A interpretação de Hank Azaria, caracterizado perfeitamente como o vilão, é cômica na medida certa. Produz riso pela sua malvadeza anacrônica, vinda de épocas em que vilões achavam-se magnânimos em exagero. São hilárias as cenas em que, pausando a ação, a personagem se sente feliz por atravessar a fumaça, como um efeito especial.

A incursão temporária das personagens clássicas resulta em um fôlego novo sem perder a tradição adquirida. Compondo o tradicional filme familiar para adultos e crianças.

Além do filme disponível pela Sony em DVD e em duas edições em Blu Ray, a tradicional e a em terceira dimensão – que dessa vez poupei os leitores da reclamação habitual – a L&PM Editores lançou, em razão da produção, dois álbuns com as histórias em quadrinhos da criação máxima de Peyo, disponíveis tanto no formato tradicional, quanto em pocket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário