segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Viagem 2 - A Ilha Misteriosa

(Journey 2 - The Mysterious Island, 2012)
Diretor: Brad Peyton
Elenco: Josh Hutcherson, Dwayne Johnson, Vanessa Hudgens, Luis Guzmán, Michael Caine.


Viagem ao Centro da Terra, lançado em 2008, estrelado por Brendan Fraser, foi formatado como a produção que demonstraria a capacidade do efeito de terceira dimensão no cinema. A trama aventureira incorporava uma história de Julio Verne envernizando-a em camadas de filme familiar.

A maior preocupação com a estética em detrimento a trama era evidente. Cenas foram filmadas em ângulos diferenciados para proporcionar maior imersão e diversos elementos produziam a sensação de saltar fora da tela. Em terceira dimensão, funcionava pela novidade. Fora dela não havia destaque.

A Viagem 2: A Ilha Misteriosa traz novamente Sean Anderson como um dos personagens centrais. Agora adolescente rebelde, que mudou de cidade por conta dos pais, o garoto invade uma central de satélites para receptar uma mensagem que acredita ser de seu avô desaparecido. Intentando aproximar-se do garoto o padrasto, vivido por Dwayne "The Rock" Johnson, ajuda-o na leitura do código e juntos embarcam em uma aventura para a ilha do título.

A produção é muito melhor desenvolvida que a anterior. A terceira dimensão composta de maneira mais adequada, resultando em imersão pela totalidade da cena. Rara às vezes proporcionando as um tanto constrangedoras cenas de objetos saltando na direção do público. Personagens, além de carismáticas, articulam-se bem para os padrões de um filme familiar. Além de Josh Hutcherson e The Rock, que proporciona um dos hilários momentos do filme, Vanessa Hudgens e Luis Gusman são a família que os ajuda a ir até a ilha encontrar o avô, um Sir Michael Caine que exala estar se divertido no papel do avô aventureiro.

Novamente desenvolvida a partir do universo fantástico de Julio Verne, explorando algumas situações e descrições compostas pelo autor, evidenciando sua importância na literatura, mesmo que novamente sendo base para outro argumento e não representada em sua totalidade.

O resultado é bem equilibrado com ação, humor e o natural apelo familiar. Sendo um autentico e divertido produto sessão da tarde. Entregando o filme de aventura acessível a todos como anunciado.

Como raramente tudo é positivo, cabe salientar que a versão dublada falha por não, ao menos, legendar uma canção interpretada por The Rock. Deixando o público que não compreende inglês de fora de uma letra que faz menção aos acontecimentos do enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário