terça-feira, 28 de agosto de 2012

Compramos Um Zoológico

Clique na imagem para comprar
(We Bought A Zoo, 2012)
Diretor: Cameron Crowe
Atores: Matt Damon, Scarlett Johansson, Thomas Haden Church

Embora requisito não obrigatório, a versatilidade de um diretor sempre é positiva. Até grandes cineastas falham quando experimentam narrativas que não aquelas que dominam. E podem ser ainda menos eficientes quando trabalham com uma obra adaptada. É necessário gerar uma tensão entre suas características de estilo e o formato original da obra para que nenhuma voz se sobreponha e resulte em uma boa adaptação.

Compramos um Zoológico parece apenas mais um dos diversos filmes familiares do verão americano. O pôster com uma feliz família reunida incita erroneamente uma história leve, divertida e descartável. A divulgação foi tão mal realizada que muitos nem perceberam que esta é a nova produção de Cameron Crowe.

Desenvolvido em sensível equilibro entre o tradicional moralismo de superação e o drama familiar, a história se baseia nas memórias de Benjamin Mee, um pai de família que após perder a esposa segue o impulso de comprar uma casa adjunta a um zoológico do interior.

Motivado em reestabelecer o equilíbrio de sua vida e trazer felicidade aos filhos, Benjamin busca um recomeço explicito para a reconstrução familiar. Ao encontrar um zoológico fechado ao público, com uma equipe dedicada mas com poucos recursos, tem a motivação necessária para sair do luto e dar prosseguimento a sua vida.

Impressiona que, mesmo trabalhando com um elemento não autoral, Crowe demonstra habilidade e não perde seu estilo narrativo nem trai a história de Benjamin. Com sensibilidade estabelece o laço dramático com o público que reconhece a trama como uma história autêntica, sem exageros.

Ainda que sem a necessidade de drama explícito, Matt Damon está ideal no papel de um pai repleto de dor e responsabilidade. Até mesmo Scarlett Johasson, que ultimamente mais utiliza sua beleza como figuração, realiza uma interpretação eficiente e crível no papel de uma mulher normal, sem arroubos nem poses sensuais, responsável pela manutenção do zoológico.

A habilidade de Crowe traz um pouco de novidade as repetidas temáticas familiares e comprova que a espera por sua produções sempre é compensador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário