quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fogo Contra Fogo

Blu Ray Americano
(clique na imagem para comprar)
(Heat, 1995)
Diretor: Michael Mann
Atores: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Tom Sizemore, Diane Venora, Jeremy Piven, Begonya Plaza, Natalie Portman, Ashley Judd

Sobre filmes que tentamos assistir por diversas vezes, mas sempre falhamos: nunca assisti inteiramente Fogo Contra Fogo. Admiro a obra de Michael Mann mas sempre tive problema com essa produção. Ciente de que um filme necessita mais do que atenção mas também vontade para vê-lo e abertura para compreendê-lo, dei mais uma chance para mim e o reassisti em Blu Ray. E o filme é excelente.

Escrito e dirigido por Michael Mann, a trama desenvolve o embate entre duas personagens dispares, tanto em profissão, quanto em caráter. Não há a preocupação em julga-las. Mann desenvolve os dois polos da mesma história sem dar validade para nenhum dos dois. Promove um jogo em que se mostra as personagens lentamente, compreendendo aos poucos suas intenções. .

O direitor roteirista sempre se preocupa com a motivação de suas personagens. Chega a desenvolver antes do roteiro uma história completa de fatos e acontecimentos para ter ciência de como suas personagens chegaram até a situação apresentada em sua história. O trabalho obssessivo tem valor na tela. Suas personagens são carregadas de minúcias que explicitam suas angústias internas. .

Além dos detalhes do roteiro, a maneira com que Mann trabalha a direção é única. Sempre integra suas cenas com o ambiente. Os ângulos não são em close nem em panorâmica. Ficam em um meio termo que mostra tanto as personagens como parte do cenário que vivem. Como se o ambiente também interagisse com naturilidade a cena. Os planos levemente colocados para cima equilibram a luz natural com a fotografia, parecendo um retrato de uma vida real. .

O trabalho cuidadoso em roteiro, em filmagem, concepção de personagens, resultam em uma história densa. Não é um exagero afirmar que Mann faz um western urbano. Colocando dois personagens com objetivos diferentes em uma luta tensa em que, provavelmente, só haverá um vencedor. O duelo é lento mas existe. .

Ampliando a credibilidade da história estão Al Pacino e Robert De Niro, como policial e bandido dentro desse jogo sutil. Em boa forma, os atores demonstram seu talento, promovendo uma cena memorável, localizada em um café, que ambos improvisaram suas falas para gerar a estranheza de dois desconhecidos conversando. .

Diretor experiente, Mann é um obsessivo detalhista. O sutil trabalho de composição carrega dentro de si pequenas história épicas, primorosas narrativas consagradoras impressionantes. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário