quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Um Tira da Pesada

Blu Ray Britânico
(Beverly Hills Cop, 1984)
Diretor: Martin Brest
Atores: Eddie Murphy, Judge Reinhold, John Ashton, Lisa Eilbacher


Somente o distanciamento temporal é capaz de demonstrar a qualidade de uma produção. É necessário um afastamento do presente para observamos com melhores olhos o que era tendência, o que tornou-se inspiração para outros filme e o que caiu no esquecimento.

Desde a criação da sétima arte que fórmulas cinematográficas estão presentes. Muitas vezes, causam desconforto pela repetição maciça, dando-nos a impressão de assistirmos sempre uma mesma história. Mas estas mesmas formulas que fazem com que filmes criem uma estrutura e ultrapassem seu tempo sem perder qualidade.

Filme que levou Eddie Murphy ao estrelado, Um Tira da Pesada revela a fórmula da década de oitenta. Murphy é o desbocado detetive Axel Foyley, um daqueles tiras que acusam primeiro e investigam depois. Malvisto em seu departamento e desolado pela morte de um amigo, decide por conta própria ir a Bervely Hills investigar o crime.

Inserindo um policial em um mundo diferente, a trama sintetiza a comédia de ação. Compõe um híbrido dos dois gêneros, trazendo o melhor de ambos, em uma época em que ainda havia rigidez quanto ao gênero de um filme. Muito do sucesso deve-se a Murphy, muito bom naquilo que faz. O estilo da personagem falastrona que sempre consegue sair das situações mais absurdas por conta das histórias mirabolantes se tornaria principal característica de sua carreira, tornando-se até um estigma que persegue hoje sua carreira em baixa.

O papel foi composto especialmente pensando em Murphy. Porém, antes de sua contratação, diversos atores conheceram a trama. Até mesmo Silvester Stallone que desejava transformar a história em apenas mais uma sobre um homem com uma vingança. A chegada de Murphy proporcionou aos seus roteirista realizar o conceito inicial da obra: um filme de ação com humor.

Como a maioria dos filmes oitentistas, sua história é simples. Sendo importante a maneira como ela é apresentada. Hoje é inconcebível uma trama sem reviravoltas e cenas épicas. A formula contemporânea exige mais agilidade, mais surpresas, do que a década de oitenta que prezando a simplicidade executava melhor seu desenvolvimento.

Um Tira da Pesada justifica a fama de seu protagonista, além de ter transformado em clássico o tema de abertura. Representa bem uma fórmula não mais utilizada no cinema mas que ainda mantém uma originalidade e frescor que muitos filmes contemporâneos não são capazes de produzir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário