quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Clique na imagem para comprar
(Project X, 2012)
Diretor: Nima Nourizadeh 
 Atores: Thomas Mann, Jonathan Daniel Brown, Oliver Cooper, Dax Flame, Nichole Bloom, Martin Klebba, Miles Teller, Sam Lant

Nenhum gênero conseguiu sair ileso da falsa técnica documental que, há mais de dez anos, deixou de ser uma experiência para transformar-se em um estilo cinematográfico. Unindo baixo orçamento com uma narrativa que aproxima o público da trama pela parcialidade – normalmente é um personagem que filma a história – e realização amadora.

Não faltam exemplos de filmes que utilizaram o recurso mas nem todos conseguiram ser bem sucedidos. Muitas vezes aproveitando-se da parcialidade narrativa para produzir histórias rasas e repleta de furos que, dentro dessa roupagem, se camuflam melhor e enganam o público.

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle, dos produtores de Se Beber, Não Case! é uma comédia documental. Narrado com três personagens centrais, a história explora o universo dos adolescentes americanos e as costumeiras festas quando os pais saem de casa.

Seguindo a cartilha do estilo, as cenas confirmam sua veracidade logo no início, explicando que a montagem do filme são feitas a partir das filmagens dos próprios adolescentes e outras encontradas na mídia.

A funcionalidade da trama estaria no absurdo dos tais personagens que desejando fazer uma melhor e maior festa de todos os tempos veem tudo sair do controle quando, de fato, a festa começa a lotar de convidados de todos os estilos em uma progressão que beira o absurdo caótico.

Não é a caracterização do tradicional universitário americano que só quer se divertir que reduz a capacidade do filme. Formatado para ser uma comédia, é entristecedor quando não há se quer uma boa risada durante sua história.

A previsibilidade da trama não dá espaço nenhum para nem mesmo uma piada repetida que gera riso. Sem eles, o que resta da história é o que se conhece normalmente: pessoas bêbadas fazendo muita confusão. Frase que sem dúvida remete-se a filmes de sessão da tarde mas sem a diversão ocasional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário