sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Irmãos de Sangue

(Leaves of Grass, 2010)
Diretor: Tim Blake Nelson
Elenco: Edward Norton, Melanie Lynskey, Susan Sarandon, Keri Russell, Richard Dreyfuss, Tim Blake Nelson

No período entre 1996 e 2006, Edward Norton realizou uma sequência de bons filmes cujas interpretações eram sempre apuradas. Ao observar que nesta produção o ator se encarregaria de dois papéis, é inevitável não se lembrar de As Duas Faces de Um Crime que também exigiu do ator duas interpretações distintas.

Depois de uma década repleta de sucessos, Norton aparentemente optou por filmes menores, além do destaque em O Incrível Hulk que, mediano em todos os aspectos, não chamou atenção por sua atuação que foi substituída no filme seguinte da Marvel por Mark Ruffalo.

Irmãos de Sangue narra a histórias de dois gêmeos que, como segue a tradição, são completamente opostos. Bill Kincaid é um professor de literatura latina que há anos não vê seu irmão, o irresponsável vendedor de maconha artesanal Brady. Ao receber uma ligação da morte do irmão, Bill vai até a cidade que nasceu em reencontro a família para descobrir que a situação fora apenas um embuste do irmão que deseja, usando a figura dupla dos irmãos, criar um álibi perfeito.

O filme é classificado simultaneamente como drama, comédia e humor negro. As diferentes classificações em sites especializados provam que não há um consenso a respeito do estilo da história. É uma dessas narrativas agridoces que funcionam se vistas por um humor que ri do bizarro da situação de uma família com uma mãe meio maluca e filhos obsecados por sucesso ou por colher a droga perfeita.

O título original evoca um livro famoso do poeta Walt Whitman mas, exceto em uma cena que ele é comentado, não tem nenhum sentido aparente com a trama ou passou desapercebido por mim. Mesmo que se leve em conta o talento de Norton em realizar dois papeis, a história não produz nenhuma empatia. Não a toa o filme não teve quase nenhum destaque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário