quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jogos Mortais 2

(Saw II, 2005)
Diretor: Darren Lynn Bousman
Elenco: Tobin Bell, Shawnee Smith, Donnie Wahlberg, Erik Knudsen, Franky G, Glenn Plummer, Emmanuelle Vaugier, Beverley Mitchell

Sem receio nenhum de perder a qualidade, Jogos Mortais 2 deixa o equilíbrio da primeira produção para se dedicar a uma trama mais violenta, atendendo ao desejo do público. Seguindo a tradicional regras de continuações, tudo é amplificado e mais violento. O banheiro abandonado com duas personagens cede espaço para um grupo maior, preso a uma casa, dentro do jogo de Jigsaw em que nada é o que parece ser.

Nos bastidores, esta segunda produção marca uma característica importante na franquia: a rapidez em executar as gravações e produção. Filmado em apenas 25 dias com uma janela de três a quatro meses para seu lançamento nos cinemas. Um produto feito com a maior velocidade possível.

Como no anterior a trama tenta explicar o passado dos jogadores por meio de flashbacks. Pontuando o público para compreender as motivações que levaram o vilão a encarcerá-los. A parte policial perde o elemento investigativo, que não é o foco da história, deixando-a em segundo plano. Embora haja um embate direto entre Jigsaw, debilitado pelo câncer, e a polícia.

A inteligência é o maior destaque do vilão. Embora suas armadilhas se tornem, com o tempo, elaboradas e exageradas  sua coerência macabra é o que sustenta a personalidade que o transformou em um vilão pop da década passada.

A trama da franquia Jogos Mortais se desenvolve em curto período de tempo, sempre expandido a cada nova produção com histórias paralelas e novos personagens que se tornam importantes para a trama. Sendo o primeiro destes, Amanda Young, apresentada aqui.

Mantendo o estilo de desfecho do filme anterior, há uma reviravolta no ato final. A primeira, de muitas, que poderia ser esquecida por nada acrescentar. Ainda que inferior a primeira trama, mantém um bom ritmo sem se entregar totalmente ao sadismo que seria exagerado na sequência seguinte.


Um comentário: