terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Romeu Tem Que Morrer

(Romeo Must Die, 2000)
Diretor: Andrzej Bartkowiak
Elenco: Jet Li, Aaliyah, Anthony Anderson, Edoardo Ballerini, Jon Kit Lee, Isaiah Washington, Russell Wong, Delroy Lindo, D.B. Woodside

O sul coreano Jet Li aceitou ser o vilão em Máquina Mortífera 4 com a condição de estrelar outra produção em que fosse um herói. Romeu Tem Que Morrer marca o primeiro filme solo de Li nos Estados Unidos e testa sua força como personagem de ação central em uma história.

Dialogando com a trágica historia de Romeu e Julieta, Han Sing vem ao Estados Unidos investigar a morte de seu irmão, mas conhece Trish uma garota da gangue rival. Embora tenham tido um pequeno contato, é o suficiente para que o jovem se apaixone pela garota enquanto investiga o que ocorreu com o irmão.

Produzido por Joel Silver que, na época, colhia o excelente sucesso de Matrix, o filme coloca Li no mesmo estilo de coreografia que se tornaria dominante na época. Repleto de acrobacias impossíveis que brincam com a gravidade em meio a golpes realistas de arte marcial.

Grande destaque da trama se deve por conta dessas lutas e de um efeito especial que acompanhava a profusão dos golpes dentro do corpo da vítima, apresentando uma explicação explícita de como este ou aquele golpe era sentido dentro da batalha.

Durante a composição de vingança e tensão que permeia as duas gangues, o romance surge de maneira forçada, como pausa para a violência apresentada. Surge neste ponto a inferência com a tragédia shakesperiana, de dois jovens rivais que não poderiam ficar juntos.

Muito mais pela qualidade das cenas de luta, estilo que contaminaria por ano produções desde estilo, do que por sua trama, Romeu Tem Que Morrer é até hoje lembrado por muitos embora não seja um filme espetacular. Funcionou positivamente para Jet Li como porta de entrada para o cinema americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário