segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona

(Vicky Cristina Barcelona, 2008)
Diretor: Woody Allen
Atores: Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Chris Messina, Javier Bardem, Penelope Cruz

O gênio Woody Allen - um dos meus diretores favoritos - é um daqueles cineastas que me fazem ir ao cinema, não importa por qual filme. Considerando o fato de que morar no interior de São Paulo é prejudicial ao seus filmes - já que sua filmografia não é tão comercial - pude apenas duas vezes assistir suas obras na tela grande: no fabuloso Match Point, e nesse Vicky Chistina Barcelona.

Mais uma vez o diretor embarca longe de Manhattan, seu lugar favorito em Nova York, para nos levar a belíssima cidade de Barcelona. Contando a história de um casal de amigas que, ao passar as férias de verão na cidade, se envolvem em uma história amorosa de triângulos e quadrângulos amorosos.

Sob esse aspecto é impossível não pensar que Woody Allen construiu um Almodóvar ao seu estilo. O amor tórrido e louco estão presentes, a femme fatalle espanhola decadente interpretada magistralmente por Penélope Cruz são dignas de um filme do diretor espanhol, mas aqui são conduzidas magistralmente pela delicadeza de Woody Allen que ainda tem, como na maioria de seus filmes, muito a falar sobre o amor.

Como tenho costume de classificar os filmes do grande Woody, Vicky Cristina Barcelona não é um daqueles filmes para ser visto com olhos desatentos, é um de seus trabalhos mais próximos de seus dramas densos do que das comédias despretensiosas como O Escorpião de Jade. É o diretor mostrando mais uma vez que, após anos e anos de clássicos, hoje faz o que bem entender. Seja no humor bobo ou no melodrama espanhol, continua ainda sendo uma ótima sessão de cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário