quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Harry Potter e o Cálice de Fogo

(Harry Potter and the Goblet of Fire, 2005)
Diretor: Mike Newell
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Brendan Gleeson, Jason Isaacs, Gary Oldman, Miranda Richardson, Alan Rickman, Maggie Smith, Timothy Spall, Robert Pattinson, Jamie Waylett.

Desde a trama anterior, J. K. Rowling não se prendeu a um esquema narrativo que apresentasse ano a ano de Harry Potter na escola de magia, abrindo espaço para novos elementos. No terceiro filme, a trama desenvolvia a identidade de Sirius Black. Nesste quarto filme a atenção se volta para o Torneio Triruxo que será realizado na escola Hogwarts.

A direção de Mike Newell é competente, embora sua carreira seja oscilante. No entanto, introduz precisas cenas de humor na trama densa, dando o alívio cômico necessário para a produção, dando até mesmo para Severo Snape uma das cenas cômicas. Inicialmente, o diretor foi a favor de dividir a produção em dois filmes, ideia que foi cogitada mas não realizada. É um tanto perceptível o esforço para encaixar uma grande trama em um único filme.

A referência do filme anterior reflete nesta quarta história. Muitas cenas repetem a fotografia escura mas não passam a mesma sensação, parecendo cenas escuras difíceis de se ver, sem um apuro técnico bem equilibrado.

Olho Tonto Moody é o novo personagem que ganha destaque, bruto e amigável ao mesmo tempo, sendo o mais novo professor de defesa contra a arte das trevas. É interessante observar no quanto Rowling compõe minuciosamente suas personagens, mesmo que passageiras. Cada uma a sua maneira é dotada de um carisma único que sempre traz ou amor ou ódio ao público. É também neste quarto ato que Aquele Que Não Deve Ser Nomeado, o algoz de Potter, Lord Voldermort aparece personificado, representado pelo sempre excelente Ralph Fiennes que segue até o final da trama de Harry Potter sustentando o papel.

Em meio a tensão definida na história, se destaca o baile de inverno como um dos melhores momentos de quebra de tensão, introduzindo leveza a trama. Revelando o lado adolescente de Rony e Harry e, como é imaginável, uma tensão amorosa entre Hermione e Rony, em uma das cenas mais belas da produção onde Hermione acusa Rony de estragar o baile e, retirando as sandálias, senta na escadaria para chorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário