segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Branca de Neve e o Caçador

(Snow White and the Huntsman, 2012)
Diretor: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Ian McShane

O conto de fadas Branca de Neve inspirou, simultaneamente, duas produções cinematográficas que, para evitar uma repetição evidente, tentaram desenvolver-se em polos diferenciados. Espelho, Espelho Meu, primeira a estrear apresentava – mal, diga-se – uma história entre a farsa e o humor, com Julia Roberts em destaque como a bruxa má. Enquanto Branca de Neve e o Caçador foi anunciado como mais sombrio e realista. Tendo a vantagem de por, estrear depois, verificar a bilheteria e aprovação do primeiro filme.

Baseado em um romance escrito por Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini,engana-se quem supõe que o enredo seria diferente do anterior ou da história tradicional. Mesmo que o título incite um confronto entre a princesa e o caçador, logo eles se unem contra a rainha, mal comum que assola o reino.

A preocupação em realizar um filme comercial com boa bilheteria impediu que qualquer elemento adulto fosse delineado. A magia negra utilizada pela bruxa funciona pelos belos efeitos especiais, - em destaque para a forma metálica e física do espelho - mas sem nenhuma profundidade, que também deixa indefinido a personagem composta por Charlize Theron que mesmo com personalidade rasa tem o guarda roupa impecável.

O elemento mais eficiente é a caracterização física das personagens. Theron, em parte ajudada pelas roupas, mantém a pose de rainha, Chris Hemsworth realiza o esperado, simbolizando o truculento caçador. E Kirsten Stewart é o chamariz para boa parcela do público entusiasta de sua saga anterior.

A apresentação da trama que perpassa a primeira hora do filme tem andamento melhor do que o final. Qualquer possibilidade de maior realismo é quebrada quando, na floresta, as personagens encontram um vale onde tudo é verde, florido e brilhante, sendo perceptível o desnível em que a trama foi vendida em relação ao que é de fato.

Mesmo com maior bilheteria que seu concorrente, garantindo uma continuação, o filme será mais lembrado por acontecimentos fora dele – a traição flagrada pela mídia de Stewart com o diretor – do que por alguma qualidade. Resta saber o que inventarão para a continuação que, até o momento, não tem a atriz confirmada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário