domingo, 19 de julho de 2009

Tête-à-Tête, Hazel Rowley

"Era óbvio que a ajuda de Sartre não seria do tipo convencional. Ele desdenhava qualquer coisa que soubesse a conformismo ou convencionalismo. A idéia de um emprego regular, com colegas e um chefe, era anátema para ele. Tampouco queria ser um literato profissional, escrevendo num escritório cheirando a mofo e revestido de livros. A idéia de se estabelecer num lugar não tinha graça. E embora já tivesse sido noivo, atualmente, a perpectiva de se casar, ter filhos e adquirir bens o horrorizava. Ele tinha uma missão: ser um grande escritor. Nada mais importava. Para escrever, tinha que experimentar o mundo".
(p. 38)
Autor: Hazel Rowley
Editora: Objetiva
480 pág.



Leitores sempre tem, por costume, admirar seus escritores preferidos. Vêem com distanciamento aquele que redigiu com inspiração e transpiração aquelas páginas, chegando muitas vezes a transformá-lo em ícone de adoração. Mesmo que inconscientemente exista o pensamento de que um escrito é como qualquer um de nós, seu dom ou trabalho, por assim dizer o difere dos trabalhos ordinários.

Se um escrito famoso é objeto de admiração, a histeria em torno de um casal deles, que se conheceram cedo na vida, seria muito maior. Mas, façamos a reflexão. Escritores são de fato o objeto que produzem ou apenas um simulacro para encantar leitores e obterem louros?

Com o intuito de analisar intimamente a vida do casal Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, está incrível biografia de tenta iluminar o lado comum de todo escritor. Ainda que na interessante e polemica história de ambos, o conceito de convencional seja muito vago para explora-los.

Misturando trechos de diversas cartas biográficas de Sartre, Beauvoir, amantes e amigos, intercalando com sua própria voz, a biografia trafega por toda a história do casal, desde os primórdios até o falecimento dos grandes ícones.

No decorrer da leitura, a vontade de conhecer a obra dos autores é imensa, visto que o livro explora o tempo de criação e edição da maioria das produções. E também mostram os conflitos que elas geraram no mundo real quando ambos se tornaram muito similares.

Não só a vida de Sartre e Beauvoir é vista por olhos apurados, como as questões sobre obra é destacada. O conceito entre autor e literatura pode ser avaliado também na biografia, mostrando os gênios difíceis de dois escritores excelentes.

Apesar de expor as teorias filosóficas de Sartre e Beauvoir no decorrer do livro - o que poderia deixar a leitura dificil para alguns, a narrativa é muito bem escrita e flui bem. Ainda que a tradução sofra alguns deslizes utilizando frases complicadas, resultado de uma tradução um pouco truncada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário