quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lie To Me, Primeira Temporada

Ele enxerga a verdade. Está escrito em nossos rostos.

É definitivo que uma das ramificações das séries televisivas americanas se preocupam em descobrir a verdade. Normalmente com um foco detetivesco, a maneira como a verdade relativa é exposta depende muito do seu criador. As séries C.S.I. trabalham a pesquisa forense como um âmbito geral, Bones da Fox centra-se mais em análises que partem dos ossos de suas vítimas e até mesmo a série médica House M.D. bebe na fonte de um certo desvendar de pistas para solucionar seus casos.

Nascida no mid-season americano, quando muitas séries estão no meio de sua temporada e, normalmente de férias, a premissa de Lie To Me (que no Brasil ganhou em dvd o título de Engana-Me Se Puder) pode parecer comum, mas alem de interessante, sustenta-se nos treze episódios dessa temporada.

Seguindo certo costume do gênero, a base que inspirou o argumento é real, e foca-se nos estudos do psicólogo Paul Ekman (na série Cal Lightman), um pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais.

Como papel principal está Tim Roth, um excepcional ator que tem pouco apelo nos cinemas, e que, como diversos outros atores, encontra seu destaque na televisão. A personagem do psicólogo especialista em micro expressões faciais cai perfeitamente para um ator que sempre trabalha minuciosamente suas interpretações.

A série se desenvolve nas bases do gênero. Cal Lightman é dono da empresa The Lightman Group, e sempre é procurado por especialistas de todo o tipo para ajudar em casos onde há poucos suspeitos e uma avaliação mais criteriosa do mesmo é necessária. Por possuir uma equipe ao seu redor, normalmente a ação se divide em duas, uma trama central, apresentada antes da abertura, e uma paralela, desenvolvida pelos seus parceiros.

Pelo estudo das expressões faciais serem específicos, os primeiros episódios da série são bem didáticos, acostumando o público com o conceito básico do estudo, para que nos outros episódios não seja apontado sempre o que ocorre nas cenas. Assim, a dinâmica dos episódios flui bem e, quando parece desengatar, surge um gancho que acrescenta mais estilo ao grupo de Lightman.

Uma interessante série que mesmo utilizando o paradigmas do gênero, desenvolve bem a máxima de que é possível encontrar a verdade quando há olhares atentos, ainda mais envolvendo micro-expressões faciais que, normalmente, são difíceis de serem dominadas pelos mentirosos.

A série ganhou uma segunda temporada e dessa vez completa. Está atualmente sendo exibida, mas, como outras séries, está em recesso. No Brasil a série está no canal Fox e sua primeira temporada passou com oito meses de atraso. Não é necessário enfatizar o descaso das televisões a cabo brasileiras que quase incentivam o público a procurarem por downloads antes da exibição oficial da série.


Nenhum comentário:

Postar um comentário