quarta-feira, 21 de abril de 2010

Má Companhia, com Marcelo Mansfield e Carlos Fariello

Resenha do espetáculo do dia 17 de Abril, as 20h, no Madame Pimenta em Bauru.


É necessário apenas uma pequena busca pela internet para concluir que o humor no país tem se expandido. Não só em uma única fonte, como produzindo diversos estilos. Desde as piadas mais previsíveis e rasas – onde muitos incluem o humorístico global Zorra Total, a outra elaboradas e clássicas, que usam o silêncio e a expectativa do público para a explosão do riso.

Realizado pelo site Tv Zueira – que já trouxera, ano passado, o C.Q.C. Marco Luque para a cidade – O espetáculo Má Companhia, que reúne o grande Marcelo Mansfield e Carlos Fariello, é uma excelente produção que aponta, não só o óbvio talento dos humorista, como estabelece um panorama de diversas maneiras de se fazer rir.

Unidos em uma só produção, há uma pitada de diversos estilos cômicos. As piadas de cara limpa da comédia stand up, esquetes focadas em personagens excêntricos, cenas em que o gancho para o riso se encontra na composição entre a interpretação corporal e canções e momentos em que a dupla trabalha em conjunto.

A sucessão de diversos estilos únicos gera um hilário espetáculo de bom – ou mau – humor, que não deixa a platéia em silêncio em nenhum momento.

Quem abre o espetáculo é Marcelo Mansfield, retomando algumas piadas de seu solo, Nocaute, que, mesmo ouvidas pela segunda vez, mantem-se engraçadíssimas, além de apresentar seus personagens clássicos, Seu Lili, o que está sempre puto, e o fracassado Seu Merda. Enquanto Carlos Fariello apresenta um hall de personagens em esquetes tradicionais, com direito a figurino travestido, peruca, maquiagem e ganchos cômicos.

O ápice da produção se concentra em seu final, quando ambos se alternam em esquetes curtas, pontuadas como se fossem anuncio ou apresentações de uma rádio. Mansfield desfila em diversos caracteres de humor mais físico, e Farriello apresenta uma piada em crescendo, que explode-se em stress, e humor, no final.

A produção não só apresenta dois comediantes incríveis de nosso vasto time de comediantes, como é capaz de mostrar que o riso surge de diversas formas e que, quando bem trabalhadas, produzem o efeito desejado no público. A catarse que se explode em gargalhadas.

A Tv Zueira trouxe o espetáculo para Bauru e Pirajuí e merece também seus aplausos pelo incentivo de, sempre que possível, trazer cultura para o interior de São Paulo, principalmente em Bauru onde tais produções andam tão mirradas. Um show de stand up não só é mais acessível, pois transporta apenas os comediantes e, talvez, um produtor, como sempre alcança seu público máximo, ainda mais na época em que nossa comédia está em alta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário