quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trekkies 2

(Trekkies 2, 2004)
Direção: Roger Nygard
Elenco: Denise Crosby

Em 1997, a atriz Denise Crosby que interpretou a tenenta Natasha Yar de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração estrelava e produzia o documentário Trekkies dedicado a compreender a adoração à série Jornada nas Estrelas. Sete anos depois, Crosby mergulha neste universo tentando, mais uma vez, demonstrar as origens do fanatismo e a paixão universal pela serie.

Trekkies 2 acredita na potência de suas próprias histórias e imagens. Sem um embasamento crítico que explique a composição de uma adoração ou fanatismo, a produtora acompanha diversos eventos globais dedicados a série, conhecendo desde aqueles que assistiram todas as versões da série como quem só usa roupas da federação e se dedicaram a compor filmes e ambientar o próprio apartamento como uma das naves de comando.

Se o fanatismo exagerado sempre produz algum incômodo, é interessante ouvir a opinião pelo outro lado. Pessoas dedicadas que se sentem deslocadas pelo seu gosto e encontram nesses círculos de amizade uma maneira de se manter fiel a si. Trazendo a tona de que o senso comum sempre tem medo daquilo que parece anormal.

Durante a apresentação de diversos tipo de fãs encontramos os mais extremado que justificam a importância da série em sua vida. Há figuras ilustres como uma senhora que foi júri de um julgamento trajando as roupas da federação e, embora tal fato não tenha alterado em nada a questão judicial, a transformou na figura mais popular da cidade.

Por ter trabalhado na série, a produtora não julga nenhum dos fãs, embora não procure nenhum especialista para explicar a origem do fanatismo. Mas dá o espaço necessário para que todos se pronuncie, além de alguns atores do seriado.

O ponto mais alto do documentário é o retorno de um garoto que participou de cenas do primeiro. Alguém que sofreu por ter se apresentado como um excêntrico extremista. Agora mais velho, o rapaz ri de seu próprio fanatismo e daqueles que fizeram piadas a seu respeito chamando-o de fracassado devido ao gosto pela série. É a prerrogativa para que outros e parte do elenco da série exponham suas opiniões sobre o fanatismo, definindo que, sem incomodar ninguém, os devotos estão certos em expor seu amor pela série.



Nenhum comentário:

Postar um comentário